49 3622.2870

Ícone Whatsapp

 49 8432.3499

Serviços

Você está em:  Home / Serviços / Qual tipo de papel devo usar para sublimação?

O que é Papel Sublimatico?

O Papel Sublimatico foi desenvolvido e preparado para reduzir a absorção da tinta, ou seja durante a impressão a tinta fica depositada em sua superfície proporcionando uma transferência mais rica e vivida.

Na sublimação além do fator tinta, um Papel Sublimatico de boa qualidade é indispensável para se obter melhores resultados. Papel de qualidade “Duvidosa” pode tornar suas estampas opacas e sem vida, cá entre nós, não queremos oferecer isso aos nossos clientes, certo? Por isso vou tentar explicar um pouco sobre os diferentes tipos de papeis comercializados e suas características.

Temos 5 tipos de papéis básicos e mais comuns no mercado:

Papel Sublimatico Resinado de Verso Azul

Papel Sublimatico Resinado de Verso branco

Papel Matte verso branco

Papel Sulfite comum (também conhecido como oficio)

Cada papel tem sua particularidade e aplicação, vamos lá:

Papel Sublimatico Resinado de VERSO AZUL

PRÓS:

Cores Vivas e com transferência quase total da tinta depositada

Papel muito versátil podendo ser utilizado tanto para materiais rígidos como para tecidos, sua qualidade é notavelmente mais viva.

Recomendado para Tecidos 100% sintético e materiais rígidos resinados como canecas, azulejos, squeeze e muito mais…

Não existem muitas variações desse papel no mercado, sendo assim sua qualidade será praticamente a mesma de um fornecedor para outro.

Maior fidelidade de cores (Principalmente preto e vermelho)

CONTRAS:

Secagem lenta da tinta e papel com alta tendência para “Encanoar” e entortar as pontas

Exige maior cuidado no armazenamento e estocagem, deve ser armazenado preferencialmente em estufa e curado após impressão na prensa ou armazenado novamente em estufa para realizar a cura da tinta.

Muito sensível a umidade

Maior cuidado com o efeito “Fantasma”, necessita de cuidado ao abrir a prensa para não criar vácuo

É um papel que todos devem ter em seu estoque, um papel com excelente transferência de tinta e excelente qualidade. Recomendo testes antes de compras em grande quantidade

Papel Sublimatico Resinado de VERSO BRANCO

O papel ideal para todos desde os iniciantes até os mais experientes, papel de ótima qualidade e é encontrado facilmente no mercado.

PRÓS:

Fácil de trabalhar e manusear

Secagem rápida e ótima qualidade para tecidos

ótima qualidade para materiais rígidos como canecas, squeezes e etc…

CONTRAS:

Alta absorção de tinta

Necessita de testes quanto a tempo e temperatura

Muitas variações de papel no mercado

O papel de verso branco é um papel muito simples de se trabalhar, sua secagem é muito rápida e retém pouca umidade evitando que o papel “Encanoe” ou entorte as pontas com facilidade.

Por ser um papel que retém muita tinta (Alta absorção) é preciso aumentar o tempo e (ou) temperatura para que ocorra maior transferência da tinta para o material. Testes preliminares são necessários para obter melhores resultados.

PAPEL MATTE DE VERSO BRANCO

O Termo “Matte” foi criado apenas como forma de identificação de que sua superfície não é revestida com resina, tem praticamente as mesmas propriedades do papel de verso branco porém sua utilização em tecidos não é recomendada.

PRÓS:

Fácil de trabalhar e manusear

Secagem rápida

Ótima qualidade para materiais resinados (Canecas, Alumínio, vidro e etc)

CONTRAS:

Alta absorção de tinta

Necessita de testes quanto a tempo e temperatura

Baixa qualidade quando utilizado em tecidos

O papel “Matte” é um excelente papel para quem pretende trabalhar com canecas, pois ele se adere muito bem a superfície do produto, evitando fantasmas ao abrir a prensa.

PAPEL SULFITE COMUM

PRÓS:

Encontrado facilmente em qualquer papelaria

fácil de trabalhar e manusear

baixo valor agregado por folha

Indicado apenas para tecidos 100% sintético

Indicado apenas para fins promocionais de baixo valor, imagens ou desenhos sem muitos detalhes e itens que não necessitam de ótima qualidade

CONTRAS:

Não é um papel devidamente tratado para sublimação

Baixa transferência de tinta

Baixa Nitidez das cores

Necessita de uma temperatura ou tempo maior para obter o máximo de transferência da tinta

Muitos devem estar se perguntando: Mais porque vou pagar mais caro em papeis próprios para sublimação se posso usar o Papel comum?

Isso é algo que deve ser devidamente testado, o que para alguns pode ser atrativo e até uma solução, para outros usar esse tipo de papel é sinônimo de baixa qualidade, esse papel NÃO foi desenvolvido para obter o máximo de qualidade na transferência da tinta, sendo assim se busca estampas de qualidade esse definitivamente não será de seu agrado, porém se pretende estampar logotipos de poucos detalhes, algo mais promocional e que não necessite de ótima qualidade, essa pode ser uma ótima solução, por isso sempre recomendo testes, conheçam cada material disponível, avaliem, o que para alguns não agrada para outros pode ser ótimo.

Resumindo, recomendo que todos tenham em seu estoque pelo menos 2 variações dos papéis citados, se possível compre as 4 variações e testem…TESTEM MUITO, procurem conhecer e ver qual papel é mais viável e qual você terá facilidade em trabalhar.

O segredo é conhecer o material com que trabalha, realize testes com diferentes papeis, configurações de impressão, tempo e temperatura para cada item, anotem os melhores resultados e sucesso a todos.

Fonte: portalsublimatico

CADASTRE-SE, e receba nossas promoções em seu email.
(49) 3622.2870

HD SuprimentosRua La Salle - 1869 - Centro
São Miguel do Oeste/SC
CEP: 89.900-000

© HD Suprimentos. Todos os direitos reservados